Atualmente, o termo “projeto” circula o universo escolar, e a prática profissional tem nos revelado a importância de atuarmos na educação tendo como base a metodologia de projetos ou projetos de trabalho. A metodologia de trabalho por projetos nos remete a idéia de liberdade, de criatividade. Podemos sentir a escola como uma instituição aberta, acolhedora, democrática, comprometida com as questões familiares e comunitárias que não tem a solução para todos os problemas, mas que pode participar da vida na comunidade e fazer parte deste contexto.
Outro aspecto relevante é a questão da interdisciplinaridade. Não podemos negar a importância de trabalharmos em conjunto, integrando todas as disciplinas. A união de esforços, as trocas de experiências profissionais, a possibilidade de articular teoria e prática, a necessidade de atrair a admiração e participação do público alvo do trabalho, nos leva à conclusão de que trabalhar com projetos se faz urgente e necessário. O processo ensino-aprendizagem não pode nem deve ser fragmentado, como se cada disciplina fosse algo isolado. Significa deixar os alunos terem o prazer das descobertas e dos ensaios, incentivar-lhes o prazer de pensar por eles mesmos e ajudá-los a se sentirem seguros nessas aventuras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário