Páginas

Powered By Blogger

meu slide


SABER VIVER

Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura...
Enquanto durar
Cora Coralina


terça-feira, 8 de junho de 2010

FEIRA DE ARTE E CULTURA DO COLÉGIO RUY BRASIL CAVALCANTE


Tema: Direitos e Deveres

Conteúdos curriculares envolvidos: Biologia, Química, Física, Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia e outras disciplinas.

Números de alunos: aproximadamente 700 alunos.

Professores Participantes: todos.

Tecnologias utilizadas:

• Computador: os alunos utilizaram a internet para pesquisar sobre o tema; usaram o editor de texto para escrever seu projeto, faixas, cartazes; etc.

• Máquina fotográfica: tiraram fotos para ilustrar trabalhos, resultados de pesquisa em campo;

• Tv e DVD: produção e execução de mini-vídeos criados pelos alunos;

• Aparelho de som: os alunos fizeram a abertura da feira com apresentações musicais;

• Duração: 1 bimestre

Trabalhar com projetos é fascinante e surpreendente. Fascinante pela capacidade de envolver até os alunos mais displicentes. Surpreendente por trazer embutido o germe do inesperado. Significa dar aos alunos a oportunidade de aprender a fazer planejamentos com o propósito de transformar uma idéia em realidade. Significa, ainda, ensinar formas de elaborar cronogramas com objetivos parciais, nos quais o trabalho em direção aos objetivos finais é avaliado permanentemente – de modo a corrigir erros de processo ou mesmo de planejamento. Alunos que planejam e implementam projetos aprendem a analisar dados, considerar situações e tomar decisões.

Compartilhar com os alunos uma aprendizagem com sentido. A escola costuma trabalhar conteúdos que não fazem sentido imediato para os alunos. Os projetos didáticos são uma evolução porque, além de tratar os conteúdos programados, eles contextualizam essas aprendizagens na busca de um produto final.

O tema do projeto deve ser escolhido pelo professor, pois ele sabe os objetivos didáticos e os conteúdos que deseja trabalhar. Isso não quer dizer que não exista lugar para a tomada de decisões dos alunos. Ao contrário, para que os estudantes de fato compartilhem o projeto, eles têm de ter uma participação ativa. O que faz com que eles gostem de um projeto não é o fato de fazer passeios ou manejar máquinas fotográficas e gravadores, mas a importância de saber claramente o que todos vão produzir e para quem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário