Páginas

Powered By Blogger

meu slide


SABER VIVER

Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura...
Enquanto durar
Cora Coralina


terça-feira, 8 de junho de 2010

Identidade do Professor

O professor é um importante profissional como outro qualquer. Daí a necessidade dele continuar a aprender mesmo depois de formado, pois esta aprendizagem continuada tem sido uma exigência constante do sistema educacional que requer aprimoramento como forma de se manter atualizado e ser capaz de vencer novos desafios.

Ser professor hoje não tem sido uma tarefa fácil. Ele deve ser capaz de propiciar condições para que cada indivíduo possa se conhecer como aprendiz; saber como aprende e como atua diante de uma situação nova ou de um problema inusitado. Deve oferecer condições aos alunos para que a aprendizagem seja produto de um processo de construção do conhecimento. Assim, aprender significa o aprendiz (professor e aluno) ser capaz de fazer uso da sua experiência de vida e dos conhecimentos adquiridos na atribuição de novos significados e na transformação da experiência obtida, convertendo-a em conhecimento.

Cabe ao professor o papel de agente da aprendizagem, pois é ele quem vai auxiliar nesse processo despertando a vontade de aprender do aluno e criando ambientes de aprendizagem. Ele é o responsável em cultivar no aluno, a predisposição que tem para aprender, em vez de podá-la, pois somente assim ele continuará a aprender. Enquanto agente da aprendizagem, cabe a ele também, oferecer projetos desafiadores que contribuam para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos aprendizes.

Em vista dos aspectos observados, eu procuro, na medida do possível, estar sempre atenta às mudanças e situações novas. Desafios me atraem e busco através deles, refletir criticamente sobre diferentes aspectos de minha prática pedagógica.

Acredito que, os alunos saem ganhando mais quando revejo e analiso a minha atuação, pois assim procuro uma maneira de diversificá-la e analisando os pontos positivos e negativos da mesma, aperfeiçoando o que já sei e aprendendo a aprender o que preciso. Para isso, troco experiências com colegas, ouço meus alunos, leio, etc.

Mantenho sempre uma postura de professor aprendiz frente às inovações que chegam às escolas. Tenho consciência do meu potencial e acredito nele, mas também procuro ser um professor comprometido em despertar o potencial em meus alunos, colegas e outros.

A tecnologia está presente em todos os lugares e junto às novas possibilidades de comunicação, interação e informação, provocando transformações cada vez mais visíveis em nossas vidas. Encurta distâncias, abrange fronteiras numa intensa troca de produtos e práticas socioculturais.

Para tanto, faz-se necessário que cada professor aprimore a sua prática pedagógica em função da tecnologia, pois vivemos na era da tecnologia de informação, conhecida também como sociedade do conhecimento, Ela está presente tanto numa enxada quanto num computador, e o mais importante disso é que não podemos nos intimidar pelo desconhecimento desse trabalho, pela inexperiência, medo de errar, timidez; e sim aproveitarmos essa rica ferramenta na nossa vivência para estudar, praticar, buscar apoio e aprender mais e melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário